
Jantar
Conhece a origem da conhecida Salada Waldorf? Esta receita é uma das saladas que mais tem mantido a sua fama ao longo da história. A primeira versão foi criada em 1893 pelo maitre do hotel Waldorf de Nova Iorque. Foi servida pela primeira vez num jantar multitudinário que foi celebrado no hotel para celebrar a chegada da primavera. O grande impacto que teve o seu sabor e colorido entre as classes mais abastadas da cidade, fez com que esta receita conseguisse o grande reconhecimento que tem mantido ao longo dos anos.
O Hotel Waldorf Astoria de Nova Iorque, é um dos hotéis mais glamorosos dos Estados Unidos e, na atualidade, esta salada continua a ser o prato mais popular da sua carta. No seu início, era servida por aproximadamente 10 centavos; na atualidade, no mesmo hotel, poderá encontrá-la por 20 dólares. A desculpa perfeita para viajar a Nova Iorque!
Inicialmente, tratava-se de uma salada que apenas constava de três ingredientes: maçã, aipo e maionese. Com o passar do tempo, à receita original se foram adicionando mais ingredientes como as nozes, as passas ou a alface. Mas o espírito da clássica Salada Waldorf continua intacto!
Para a preparar, primeiro é necessário torrar um pouco as nozes na frigideira, colocar a maçã aos pedaços numa tigela e, se lhe apetecer, pode adicionar uma deliciosa base de alface. Ponha na tigela o sumo de limão e a raspadura da casca de limão, descasque o aipo e corte-o aos quadradinhos. Adicione nozes, passas e misture tudo bem! Finalmente, prepare o saboroso molho que acompanha este prato com: iogurte, sal, pimenta e mel. Ao bater todos estes ingredientes, terá que adicionar a pouco e pouco azeite para conseguir a textura adequada. Adicione o molho na tigela da mistura da salada, arrefeça no frigorífico durante duas horas, e pronta para servir!
Pode experimentá-la em casa para uma refeição especial, a sua fama torna-a perfeita para estas ocasiões. Além disso, é muito simples, original e saborosa, vai triunfar de certeza!
Salada Waldorf
50 g de aipo-de-cabeça
1/2 maçã
1 colher de chá de sumo de limão
1 noz
1 colher de café de passas de uva
1/2 tangerina ou 1/4 de laranja
Sal
40 g de iogurte natural magro
Preparação
Lave o aipo-de-cabeça e a maçã, descasque-os e rale-os. Tempere com sumo de limão. Triture bem a noz, parta a tangerina (ou a laranja) em quartos e misture-as com as passas. Junte a maçã e o aipo ralado. Tempere com sal e cubra com iogurte. Ainda pode incluir na refeição uma pequena fatia de pão integral (40 gramas) barrada com meia colher de chá de manteiga e duas pequenas fatias de fiambre.
Composição
Salada Waldorf
164 kcal (686 k J)
P = 4g;G = 6g;HC= 23g
Total (incluindo acompanhamento opcional)
403 kcal (1685 kJ)
P = 15g;G = 21g; HC = 39g